Pages

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Bloqueio Criativo... Quem nunca?

Quem nunca se desesperou por estar bloqueado criativamente? Eu me desespero por esse motivo o tempo todo! E acredito que você já se desesperou por esse motivo algum dia da sua vida.

Depressão por bloqueio criativo... quem nunca?

Muitas vezes não é necessariamente um bloqueio criativo, porque todos os dias tenho muitas ideias. Meu maior bloqueio mesmo é saber em como executar essas ideias e influenciar pessoas com elas.


Enfim, esse lance de “Bloqueio Criativo”, ou, talvez, “Bloqueio em como executar minhas ideias” tem tirado meu sono, meu sossego e as minhas energias.


Percebendo que esse meu bloqueio realmente está me fazendo mal, hoje eu comecei à procurar desesperadamente por ajuda no Google. Joguei lá “o que fazer quando se tem bloqueio criativo”. Milhares de resultados foram mostrados, e, como quase sempre faço quando pesquiso algo no Google, vejo todos os links da primeira página. Depois dei uma olhadinha lá na segunda, mas como quase sempre, eu não acho coisas muito interessantes.


Bom, li muitas dicas boas. A maioria dos blogs sempre têm dicas em comum, coisas óbvias, mas expostas de maneiras e pontos de vista diferentes. Acho legal isso, porque sempre tem algo a acrescentar no seu entendimento de seja lá o que for, lendo a mesma coisa em diferentes perspectivas.


Aliás, uma das dicas que li me fez fazer esse post. É a seguinte: “Escreva, qualquer coisa. Não precisa ser bom e nem ótimo, apenas escreva.”, essa foi uma das dicas que li em um dos blogs. Essa dica me fez refletir profundamente sobre a causa do meu bloqueio.


E adivinha? Eu não consigo escrever qualquer coisa! Sempre estou preocupada com tudo. Gramática, ortografia, concordância, se o que estou escrevendo faz sentido…Não que eu não devesse estar preocupada com isso, com certeza preciso estar! Mas não pra escrever qualquer coisa!


Estou bloqueada porque eu só quero escrever coisas que sejam de 'ótimas' para cima.
Estou bloqueada, meu projeto está parado, porque eu só quero ser ótima, ou mais que isso.
Estou bloqueada porque eu só quero a excelência. Não estou errada em querer, mas não preciso dela para escrever qualquer coisa.


Não consigo simplesmente escrever as minhas ideias e deixá-las ali no cantinho, reservadas, para que em um outro dia, eu leia e consiga organizar tudo bonitinho, para ter a desejada excelência nos meus artigos.


Não consigo simplesmente escrever o que vem na cabeça, mesmo que esteja tudo desorganizado.


Mas por quê? Medo de me expor? Das pessoas não acharem o meu conteúdo de qualidade e não visitar mais o meu blog? De não saber lidar com possíveis críticas? Por insegurança? Baixa autoestima?


Sim, é um pouco de tudo e mais um pouco. Existem inúmeros motivos pessoais para isso acontecer comigo, que não vem ao caso.


Mas também li em um dos blogs que: “Ninguém mais além de você precisa ler o que você escreveu. Você pode mostrar isso ao mundo quando estiver pronto”. Por que não seguir essa dica? É algo que eu preciso/vou começar praticar. Parece ser tão fácil.


Agora consigo perceber que escrever para mim (qualquer coisa), é tão necessário quanto escrever para os outros. Sem antes escrever para mim, nunca vou me sentir preparada para escrever para os outros.


Só gostaria de compartilhar minha reflexão das minhas pesquisas sobre Bloqueio Criativo.

Mas e você, está passando ou já passou por um Bloqueio Criativo? Me conta aí nos comentários!